
Neste domingo os participantes do encontro dominical ouviram palestra do M.Levorato sobre "Falar e Ouvir". Este tema está sendo abordado pela segunda vez neste mês de agosto e ainda terá continuação.
Após a palestra os participantes se reuniram em grupos para poderem trocar experiências e também a maneira como compreenderam o tema abordado pelo mestre. O ponto central da palestra foi:
Deus concedeu a cada ser humano uma personalidade que deve ser respeitada mutuamente. Muitas vezes ao falar e ouvir pisoteamos a personalidade alheia através do hábito de impor ao falarmos ou de menosprezar aquilo que ouvimos.
Falar é expressar através de palavras o seu sentimento, e ouvir é desejar receber o sentimento do outro expresso através das palavras.
Alguns vícios espirituais impedem a verdadeira expressão artística do falar e do ouvir, dentre várias podemos destacar:
Teimosia: Não consegue desapegar do que está fazendo para ouvir. Não percebe se naquele momento a pessoa a quem deseja falar pode ou não ouvi-lo.
Presunção: Na ilusão de que sabe o que o outro vai falar, apenas escuta sem dar a devida atenção. Sentindo-se superior acha-se no direito de impor ao falar.
Reclamação: Ao ouvir começa a reclamar do assunto ou do momento inoportuno para ouvir. Neste caso não dá valor a expressão do outro. Se alguém fala é porque sente necessidade, e para quem fala, o assunto tem sua importância. Se você não pode ouvir, seja franco e peça para que possa dar atenção em outro momento.
Ao falar reclamando, o que a pessoa que ouve irá captar é apenas a reclamação. Mesmo que você esteja certo, não conseguirá passar ao outro este ponto certo, passará apenas a reclamação.
Parabéns a todos que participaram e convidamos desde já para o Encontro Dominical do dia 31 de Agosto, nesta ocasião M.Levorato irá transmitir sobre: "Ouvindo e falando corretamente o mundo muda".
"Falar é expressar através de palavras o seu sentimento, e ouvir é desejar receber o sentimento do outro expresso através das palavras."
ResponderExcluirSábias palavras. Saber falar e saber ouvir são dois atos que devem caminhar juntos e que fazem uma diferença enorme entre as pessoas. As vezes a gente nem percebe o porque de não conseguir certas coisas porque não olhamos para dentro de nós mesmos. E a PL, pelo o que eu vejo, mostra isso com carinho! ;) Ainda não frequento a PL, mas em breve irei, pois vejo uma mudança mto positiva nas pessoas que eu amo e que fazem parte. ;) Deus abençoe a todos!
mas esse blog está realmente MARAVILHOSO!! só falta o pessoal participar mais!! cadê a juventude??
ResponderExcluirAgradeço mais uma vez a exposição do tema central da palestra no blog! Ainda bem q o mestre teve a percepção, e claro, agiu! hehehe
e olha q coisa maravilhosa! já temos comentários de não adeptos interessados nos ensinamentos da PL!! \o/
Débora! vá a igreja sim! estaremos esperando por vc de braços abertos! ;)
A reunião da juventude está confirmada no próximo domingo dia 31??
Abraço a todos! =)